28 de Junho
Dobby apareceu pela primeira vez em Harry Potter e a Câmara Secreta", quando tentou convencer Harry a ficar em casa a salvo, pois seria perigoso retornar a Hogwarts naquele ano. Ele pertencia à Família Malfoy e sabia do plano de Lúcio Malfoy de reabrir a Câmara Secreta usando o Diário de Tom Riddle, mas não poderia contar a Harry, por ser um segredo do seu mestre. No entanto, Dobby acidentalmente deixou escapar alguns detalhes e por esse motivo ficava se castigando a todo momento.
Na tentativa de desencorajar Harry Potter a retornar para Hogwarts, Dobby começou a interceptar as cartas que os amigos de Harry escreviam para ele.
Após algum tempo sem conseguir convencer Harry, ele levitou um pudim e o derrubou em cima de uma visita na tentativa de fazer com que Harry fosse expulso de Hogwarts por fazer magia fora da escola. Tio Dursley fica furioso e prende Harry em seu quarto, achando que ele era o culpado, mas ele é resgatado por Rony, Fred e Jorge Weasley num Ford Anglia voador.
Depois Dobby tentou manter Harry em casa fechando o portal de entrada para a Plataforma 9 e 3/4, mas Harry e Rony pegaram o carro voador e foram até Hogwarts. Ele também enfeitiçou um balaço (Bludger) para que a bola perseguisse Harry durante um jogo de Quadribol. Harry acabou caindo da vassoura e quebrando o braço. Na tentativa de curar o braço de Harry, Gilderoy Lockhart acabou removendo todos os ossos do braço. Então Harry teve que ir à ala hospitalar para que seus ossos crescessem de novo. Lá, Dobby o visitou mais uma vez.
Quando Harry descobriu quem era o mestre de Dobby, ele tentou enganar Lúcio Malfoy para que ele libertasse o elfo. Lúcio libertou Dobby dando para ele uma meia sem querer. Dobby ficou muito grato à Harry Potter e se tornou leal a ele para sempre.
Desde que começou a trabalhar em Hogwarts, ajudou Harry várias vezes. Por exemplo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Dobby ajudou Harry com a segunda tarefa do Torneio Tribruxo, pois foi ele quem lhe deu o guelricho que Harry utilizou, na versão do livro.
Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, ele mostra a Harry a Sala Precisa, a qual Harry usou para os encontros da Armada de Dumbledore. Dobby era também o único elfo doméstico a limpar a torre da Grifinória desde que Hermione Granger começou a tentar libertar elfos domésticos, porque os outros elfos achavam as roupas um insulto.
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry pede para Dobby e Monstro espionarem Draco Malfoy.
O fim de Dobby é trágico: no sétimo livro, ele ajuda Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley e outros a fugir da mansão dos Malfoy. Quando está a desaparecer, Dobby é atingido por um punhal lançado por Bellatrix Lestrange, morrendo pouco depois.
Harry Potter fica muito chateado e enterra Dobby no quintal do Chalé das Conchas, onde Gui Weasley mora com Fleur. Harry faz questão de enterrá-lo em uma cova cavada manualmente, o que Grampo (duende que Harry salva a vida) acha muito estranho. Ele quer que Dobby tenha um velório digno para alguém como ele, que os salvou da mansão dos Malfoy, e pede para que Rony, Hermione, Fleur, Gui, Dino e Luna participem, já que estão no Chalé e agradecer por tudo que o elfo fez para eles.
Dobby foi feito através de computação gráfica e dublada por Toby Jones na versão em inglês da adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Câmara Secreta.
De acordo com Alvo Dumbledore, a vida de Dobby no período em que ele serviu os Malfoys era tão miserável quanto a de Monstro, quando este serviu Sirius Black.
Vale também notar que Dobby constantemente se refere a ele mesmo na terceira pessoa, como por exemplo no sétimo filme: 'Dobby jamais quis matar Dobby só queria mutilar ou causar um ferimento mais grave'. Isso pode ser um sinal da sua submissão enquanto servo dos Malfoy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário